Plantas na casa de banho são benéficas

Ter plantas na casa de banho tem vários benefícios, quer em termos estéticos como para o seu bem-estar.

Todos sabemos que as plantas são a principal fonte de oxigénio, pelo que ter plantas na casa de banho só pode ser bom. Do oxigénio que produzem às capacidades de processar o carbono IV expelido pelo corpo humano, ou pela capacidade de melhorar esteticamente o espaço, não faltam razões para ter plantas na casa de banho. Aliás, nos vários projetos que fazemos aqui na Smile Bath, é quase uma constante a presença de plantas.

Assim, decidimos criar uma pequena lista das razões que deve ter em conta para tornar a sua casa de banho mais verde, saudável e apelativa. No final temos ainda uma lista das plantas que melhor se adequam à sua casa de banho.

Ajudam a absorver humidade em excesso

Como se sabe, a casa de banho é por si só um espaço muito húmido, onde a utilização de água é frequente. Posto isto, é muito comum que que esta humidade surja em excesso, sem que tenha qualquer forma de ser absorvida. Na verdade, a humidade em excesso acaba muitas vezes por resultar em danos nas casas de banho.

Felizmente, a presença de plantas na casa de banho ajuda a reduzir os níveis de humidade. Ou seja, pode significar que, ao sair do duche, deixará de ter as paredes da casa de banho tão molhadas. Da mesma forma, pode também significar a redução da presença de bactérias, uma vez que precisam de humidade para se reproduzir. Por fim, elimina a necessidade de regar as plantas, uma vez que a humidade presente se encarrega de o fazer por si.

Claro que a presença de plantas na casa de banho não elimina por completo toda e qualquer humidade, pelo que deve fazer limpezas manuais também.

Melhoram a qualidade do ar

A qualidade do ar nas casas de banho geralmente não é a melhor, seja pela humidade presente, ou pela sua utilização. Além disso, a presença de químicos em muitos produtos usados na casa de banho também não ajuda, e é mesmo prejudicial à saúde humana. As plantas conseguem filtrar esta toxinas e manter o ar saudável. Produzem oxigénio e absorvem substâncias tóxicas, como é o caso do dióxido de carbono.

Alguns investigadores têm mostrado a capacidade das plantas em purificar o ar. Além do dióxido de carbono, as plantas absorvem outros gases, incluindo compostos orgânicos voláteis. Conseguem ainda eliminar Benzina (presente em pesticidas, plásticos, fumo de cigarros, tecidos). Outro exemplo é o formaldeído, que pode ser encontrado em produtos de limpeza de carpetes, amaciadores para a roupa, e em alguns cosméticos. Estudos recentes têm ligado estes químicos a várias doenças, incluindo o cancro.

Plantas na casa de banho

Melhoram a componente estética

A casa de banho não é a divisão da casa onde se passa mais tempo. E, por isso mesmo, é vítima da falta de atenção, o que resulta em espaços pouco apelativos, frios e muito simplórios. Felizmente, e com o passar dos tempos, as pessoas têm reconhecido cada vez mais a importância da casa de banho. A própria existência da Smile Bath é prova disso mesmo. Nós fazemos questão de ter um departamento de design que se preocupa com a funcionalidade, mas também com a estética das casas de banho dos nossos clientes. E as plantas têm sido uma presença assídua nas casas de banho da Smile Bath. Desta feita, além das vantagens que as plantas trazem para a nossa saúde, não há dúvida que tornam uma casa de banho bem mais acolhedora e apelativa.

Sobem os níveis de energia

Muitas pessoas relatam que a simples contemplação de plantas logo pela manhã lhes dá energia extra para enfrentar o dia com melhor disposição. E se a isto adicionar um bom duche, ou mesmo um banho de imersão (conheça aqui os benefícios deste tipo de banho), os níveis de energia podem subir a valores ainda mais altos.

Portanto, e em conclusão, temos razões suficiente para nos fazerem querer ter plantas na casa de banho. O que nos leva a à pergunta: Quais as melhores plantas para ter na casa de banho?

Plantas recomendadas

  • Orquídeas
  • Ninho-de-passarinho
  • Hera-do-diabo (também conhecida por Jiboia ou Pothos)
  • Bambu da sorte
  • Gardénia
  • Espada de São Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *