Formas de reduzir o consumo de água

Porque hoje se celebra o Dia Mundial da Monitorização de água, fizemos uma lista de formas de reduzir o consumo de água que deve ter em conta

Nos dias que correm, encontrar formas de reduzir o consumo de água é cada vez mais importante, sobretudo considerando que, em média, cada português consome diariamente cerca de 124 litros de água, só em sua casa. Assim, importa olhar para a forma como gastamos água todos os dias, e não apenas pela redução que pode significar do custo da fatura ao final do mês mas, acima de tudo, pela consciência ambiental que todos devemos ter.

No catálogo da Smile Bath (que pode consultar online aqui) já é possível encontrar variadíssimas soluções que ajudam a reduzir o consumo de água em taxas que podem ir até aos 30%. A começar nas torneiras de lavatório e bidé, e a terminar nos chuveiros, não faltam opções para melhorar a sua pegada ecológica.

Mas, além de ter os produtos mais amigos do ambiente, há que ter também comportamentos que vão de encontro aos seus propósitos. E, nesse sentido, fazemos questão de lhe dar a conhecer, ou relembrar, mais algumas formas de reduzir o consumo de água.

Formas de reduzir o consumo de água

Fechar as torneiras

Um dos conselhos mais comuns, mas também dos mais importantes: manter as torneiras fechadas, enquanto escovamos os dentes, ou esfregamos as mãos em sabão ou ensaboamos o corpo no duche, pode gerar poupanças significativas. Note que o duche pode ter um caudal de até 30 litros de água por minuto e que, ao demorar 10 minutos a tomar duche, estará a gastar 300 litros de água. Uma torneira de lavatório, por seu lado, pode consumir até 9 litros por minuto. Se demorar dois minutos a lavar os dentes, são 18 litros de água. Ou seja, é absolutamente vital que mantenha as torneiras abertas apenas quando absolutamente necessário. Algum cuidado pode gerar poupanças consideráveis.

Aproveitar a água fria

Quando queremos usar água quente, seja na cozinha, no lavatório da casa de banho ou no duche, há um período em que a água se mantém fria. Esta água que antecede a chegada da água quente geralmente é desperdiçada. Capte e aproveite esta água para regar plantas, por exemplo, ou para o seu ferro de engomar, máquina de café ou outra.

Gerir melhor a máquina de lavar loiça

É fundamental adequar a dimensão da máquina de lavar loiça à quantidade de loiça que utiliza. Ou seja, para agregados familiares mais pequenos, deve considerar ter uma máquina mais pequena. Não se esqueça de ler o manual da máquina e experimentar os modos eco, presentes em quase todas as máquinas.

Adquirir torneiras com cartuchos economizadores

Como já referimos, muitas torneiras produzem caudais de água elevados, o que inevitavelmente resulta em elevados consumos de água. Nesse sentido, a Smile Bath apresenta no seu catálogo várias soluções pensadas para reduzir o consumo de água. Se vai remodelar a sua casa de banho, ou se vai adquirir ou construir uma nova casa, tenha o cuidado de verificar se estão equipadas com este tipo de torneiras. Espreite as nossas linhas My Ciler, My Silver, My Black e My Gold que, além de ajudarem a reduzir o desperdício água, estão dotadas de um design apelativo e funcional.

Dica extra:

Feche todas as torneiras de casa e desligue também máquinas de lavar loiça e roupa. Verifique depois o se o seu contador de água está em movimento. Se estiver em movimento significa que, mesmo com todas as torneiras fechadas e máquinas desligadas, está a ser consumida água, o que pode indicar existir alguma fuga. Neste caso, deve certificar-se novamente que tem tudo desligado e, contactar um canalizador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *